Seguidores

11ª CONFERENCIA ÁGUA VIVA KIDS - 2015

sexta-feira, setembro 04, 2009

Rick Warren - entrevista no Brasil com Ana Paula Valadão


Em sua breve passagem pelo Brasil (4 Dias) o Pr. Rick Warren concedeu apenas 1 entrevista para a imprensa brasileira, e adivinhem quem deu uma de repórter? A Ana, isso mesmo. No dia 23/08 deste ano, no hotel Ouro Minas, a Ana, que é a embaixadora do Plano PEACE no Brasil e o Pr. Rick passaram duas horas batendo um papo muito edificante e tremendo.

Ana Paula: É uma honra estar com você. E eu sei que você escreve sobre propósitos, fala sobre propósitos, ensina sobre propósitos. Qual é o principal propósito para a sua viagem ao Brasil?

Rick Warren: Estou feliz por estar de volta, Ana, ao Brasil, já estive aqui antes. Tenho treinado líderes por todo o mundo há 28 anos. Fiz treinamentos em 162 países, para cerca de meio milhão de pastores, mas eu amo o Brasil.

Ana: Como está viajando pelo Brasil, eu sei que você esteve em diferentes cidades. O que você sente especificamente que deve dizer à igreja brasileira?

Rick: Ana, eu acredito que Deus quer fazer algo muito especial no Brasil. Deus tem abençoado este país. Deus tem abençoado as igrejas deste país de uma forma muito incomum. Mais do que muitos outros países. Ana, eu acredito que somos abençoados para sermos abençoadores. Quando Deus nos abençoa, não é só para nós mesmos, é para o benefício de outras pessoas. E eu acredito que Deus quer que o Brasil tenha liderança na igreja. O futuro da igreja não está na América do Norte, o futuro da igreja está na América do Sul, África e Ásia. É onde o cristianismo está explodindo em crescimento. E o Brasil particularmente precisa enviar missionários para todo o mundo e plantar igrejas e fazer o que chamamos de as cinco coisas que Jesus fez, que chamamos de Plano P.E.A.C.E.

Ana: Você fala sobre o PLANO P.E.A.C.E.eu li sobre ele, já vi uma parte. Você pode explicar para os leitores o que e este plano?

Rick: Jesus, quando estava aqui na Terra, nos falou para seguir o seu exemplo. Existem algumas coisas que não podemos fazer que Jesus fez: não podemos morrer na cruz, não podemos ressuscitar dos mortos, salvar a humanidade. Mas há cinco coisas que Jesus fez quando estava na Terra que ele disse "Eu dou o exemplo para que vocês façam". A primeira é: ele Pregou a reconciliação. Reconciliação é quando você faz as pazes em um relacionamento. Reconciliação envolve paz com Deus, paz com os outros e paz no nosso coração. Eu viajei pelo mundo muitas vezes e o mundo está cheio de conflitos. Entre homem e mulher, entre rico e pobre, entre nações, entre grupos étnicos, entre religiões. E ainda assim Jesus é o príncipe da paz. A nossa primeira tarefa como crentes é ser pacificadores, e não criadores de intriga. Devemos promover a reconciliação em casas, empresas, igrejas e escolas. Mas a primeira coisa que Jesus fez foi dizer "Ame a Deus de todo o seu coração, ame ao seu próximo como a ti mesmo”. Esteja bem com Deus e esteja bem com os outros. A segunda coisa que Jesus fez foi Equipou líderes servos. Jesus passou três anos treinando doze discípulos. Ele amava todo mundo e alimentou os cinco mil, mas treinou setenta, e dentre esses setenta, discipulou doze, e dentre esses, mentoreou três. Houve três pessoas que tiveram atenção especial: Pedro, Tiago e João. Só Pedro, Tiago e João foram ao jardim do Getsêmani. Só Pedro, Tiago e João foram ao monte da transfiguração e só Pedro, Tiago e João viram a sogra de Pedro curada. Ele passou o tempo máximo com aqueles que tinham a responsabilidade máxima. Em Apocalipse, Pedro, Tiago e João são chamados de “os pilares da igreja”. Então evidentemente funcionou! As pessoas com as quais ele passou mais tempo, ele treinou, e hoje somos mais de dois bilhões de cristãos. Temos que preparar líderes como Jesus preparou, fazer discípulos. Há outras três coisas que Ele fez: Jesus Cuidou dos pobres, Assistiu aos doentes e Educou a próxima geração. Primeiro ele Assistiu os pobres. No primeiro sermão de Jesus, que está em Lucas, capítulo quatro, em seu primeiro sermão ele está pregando em sua cidade natal e ele diz em sua primeira frase, em seu primeiro sermão, ele anuncia o seu plano, o seu objetivo. Ele diz “O Espírito do Senhor está sobre mim para anunciar as boas novas aos pobres”. Deus tem preferidos? Sim, Ele tem. Ele tem preferidos. Ele ama os pobres. Na verdade, existem mais de dois mil versos na Bíblia sobre ajudar os pobres. E Deus diz “Eu estou olhando para ver se vocês estão ajudando os pobres, e se vocês ajudarem os pobres, eu vou ajudar vocês”. Então a igreja deve assistir os pobres. Depois, ele Cuidou dos doentes. A Bíblia diz que Jesus foi a cada povoado ajudar, ensinar e curar. Então um terço do seu ministério tinha a ver com o cuidado da saúde. Ele era um curador. Ele se preocupava com o corpo, não somente com a alma. Ele se preocupa com a nossa saúde física, não só com a nossa saúde espiritual. E é por isso que, no mundo todo, o primeiro hospital em quase todo país e a primeira escola em quase todo país foram construídos por crentes. Porque nós temos uma fé que inclui pregar, ensinar e curar. Nós acreditamos na salvação, mas também acreditamos na educação e acreditamos no cuidado da saúde. É isso que faz o cristianismo ser diferente de qualquer outra fé. Nós construímos hospitais, nós construímos escolas e nos preocupamos com os doentes e os aleijados e os cegos e todos os outros. E a última coisa que Jesus fez foi Educou a próxima geração. Ele era um mestre, um terço do seu ministério foi a educação. Ele disse “Deixai vir a mim as crianças, delas é o Reino de Deus”. O que isso significa é que, se você quiser fazer o trabalho do Reino de Deus, você precisa se importar com as crianças. Você precisa se importar os jovens, você precisa se importar com a próxima geração. Na verdade, estou gastando todo o meu tempo trabalhando com a próxima geração. E chamamos isso de Plano PEACE: Promover a reconciliação, equipar líderes servos, assistir os pobres, cuidar dos doentes e educar a próxima geração.

Ana: Isso é tremendo! Então o Plano PEACE é algo que você desenvolveu para encorajar cada cristão cada igreja local, cada instituição para estar envolvido. Não é algo em que as pessoas devem se inscrever, mas algo que as pessoas devem viver.

Rick: O PEACE, na verdade, é um estilo de vida. Nós falamos de fazer o PEACE pessoal, PEACE local e PEACE global. O PEACE pessoal é o meu ministério com as pessoas da minha vida: minha família, minha namorada, meu namorado, meus pais, as pessoas que eu conheço. Eu devo fazer essas coisas pelas pessoas que estão à minha volta. PEACE local é na minha região, minha cidade. E PEACE global é para todo o mundo. Quando Jesus estava se preparando para voltar para o céu, ele disse “Vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra”. O que ele quis dizer com isso? Quando ele disse Jerusalém, era a cidade na qual eles viviam. Ele disse “Comecem na sua própria cidade, no seu próprio quintal”. Ele disse “Vá a Judéia”, é como o seu Estado, vá ao Estado todo. Quando Ele disse “Vá à Samaria”, samaritanos são pessoas diferentes de você, mas que vivem na mesma área. Talvez falem outras línguas, talvez tenham diferentes influências étnicas, talvez tenham diferentes culturas ou estilos de vida. E então Ele diz“Vá a todo o mundo”. Ele não disse “Vá primeiro a Jerusalém, depois à Judéia, depois à Samaria e aí aos confins da Terra”. Ele disse “Jerusalém e Judéia e Samaria e confins da terra”. É para fazermos tudo de uma vez. Na igreja de Seddleback, nós começamos fazer o Plano PEACE quatro anos atrás. Começamos a fazer nas nossas próprias vidas, começamos a fazer na nossa cidade, no nosso Estado e no mundo. E nos últimos quatro anos, nós tivemos quase oito mil membros que foram para o exterior, em sessenta e oito países, trabalhando igreja a igreja - essa é a chave, você faz isso na igreja. É da nossa igreja para outra igreja, ensinando aquela igreja a fazer o PEACE naquela área.
Ana: Amém! Oramos para que o Plano PEACE seja espalhado no Brasil, em cada igrejado Brasil, no coração de cada cristão do Brasil. Amém?

Rick: É isso mesmo. Esse é o fim natural de uma vida com propósitos, porque falamos de cinco propósitos: Deus nos chamou para adorar, para conhecê-lo e amá-lo. Deus nos chamou para amar uns aos outros, isso é comunhão. Deus nos chamou para crescer nele, isso é discipulado. Deus nos chamou para servi-lo, é o nosso ministério. E Deus nos chamou para compartilhá-lo, é a nossa missão no mundo. O Plano PEACE é um jeito prático de fazer o quinto propósito. A forma como você cumpre a vida com propósitos é conseqüentemente como você cumpre a sua missão no mundo. Todos precisam de um ministério na igreja e uma missão no mundo.

Ana: Isso significa que todos os brasileiros que já leram Uma Vida Com Propósitos agora sabem que a revolução que o livro trouxe para as nossas vidas tem um caminho adiante.

Rick: O próximo passo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUTOR