Data: 27/01/13
Título: "Davi é ungido Rei, Davi e Golias e Davi e Jônatas"
1- Recepção/Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta:Líder não se esqueça de ensinar suas crianças a ofertar, se você não retira a oferta, está impedindo as crianças de obedecer ao Senhor.
4- Pedidos de Oração:Líder ore com as crianças pelos pedidos das células, use o caderno de oração e veja as que já foram respondidas e ensine as crianças a agradecer.
5- Revisão da lição anterior:“Davi e Jônatas” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar as crianças a memorizarem as lições e ligarem uma à outra, levando-as a entenderem que a vida Cristã é uma caminhada de aprendizado.
7- Quebra-Gelo:O que você mais gosta de fazer com seus amigos? Por quê?
8- Versículo para Memorizar: O amigo ama sempre e na dificuldade ele se torna um irmão. Provérbios 17:17
9- Referência Bíblica:1 Samuel 16:1-13, I Samuel 17.1-50, I Samuel 18 e 20
10-Mensagem:Davi é ungido Rei– Israel tinha um rei chamado Saul, o primeiro Rei de Israel, mas ele estava desobedecendo a Deus. Então Deus falou para Samuel que não queria mais que ele fosse o Rei de Israel, que Samuel enchesse um chifre de azeite e fosse a casa de Jessé em Belém que Ele tinha escolhido um dos filhos de Jessé para ser o novo Rei. Samuel ficou com medo e disse que se Saul soubesse o mataria. Deus mandou Samuel levar um bezerro para sacrificar a Ele em Belém e que convidasse Jessé e seus filhos e lá Deus mostraria quem era o seu escolhido. E Samuel fez como Deus mandou, na hora do sacrifício falou para Jessé que Deus ia mostrar o seu escolhido e ele iria ungi-lo. Samuel achou que era os mais fortes, homens de guerra, mas Deus disse que Ele não olhava como homem vê. O último filho de Jessé que era pastor de ovelhas foi o escolhido, seu nome era Davi. Samuel o ungiu na frente de seus irmãos e depois voltou para Ramá. O Espírito de Deus dominou Davi e daquele dia em diante nunca mais se apartou dele. Davi e Golias: Saul não conseguia derrotar o seu inimigo, o gigante Golias, pois estava com medo e seus soldados também, mas Davi não aceitou as provocações do gigante Golias e sem medo, confiando no Senhor pediu para enfrentar o gigante. Davi foi desprezado pelos irmãos, pelo rei e pelo próprio inimigo. Todos zombaram dele. Mas ele não se importou. Ele sabia que Deus estava com Ele, para protegê-lo e lhe dar vitória. O tempo todo ele declarou a sua vitória em Deus e foi exatamente o que ele recebeu: ele venceu o inimigo! Davi não somente confiou, mas ele teve ação: ele não aceitou usar as armas desse mundo, mas pegou a funda e atirou uma pedra na força do Senhor, com fé e venceu o gigante Golias. Davi e Jônatas:Jônatas, filho de Saul, era muito amigo de Davi, eles tinham uma aliança. Davi ficou sabendo que o Saul queria matá-lo e contou para Jonatas, ele não queria acreditar, então Davi combinou com Jonatas um plano para descobrir se realmente Saul queria matá-lo, Davi ficou escondido no campo e não foi na festa da Lua Nova que o Rei estava fazendo, o Rei perguntou a Jonatas onde estava Davi que não participava da festa e Jonatas disse que ele havia ido para Belém, sacrificar (conforme combinou com Davi). Saul ficou muito nervoso e disse que queria matar Davi, quando Jonatas perguntou por que Saul queria matar Davi, Saul jogou uma lança nele para machucá-lo. Jonatas foi encontrar Davi no campo e contou para ele o que havia acontecido, os dois ficaram muito tristes e choraram juntos. Jonatas despediu-se de Davi e disse: Vai-te em paz, que o Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, para sempre.
11- Aplicação:Deus já tinha um plano traçado para Davi quando mandou Samuel a casa de seu pai Jessé ungi-lo Rei. Davi não era o escolhido das pessoas, mas era de Deus, por isso no momento que Davi se deparou com o gigante Golias, ele não temeu, pois sabia que era o escolhido de Deus para cuidar do povo de Israel. Davi foi muito perseguido e desprezado pelas pessoas, mas quando venceu Golias na força do Senhor todos viram que Deus era com ele. Saul também viu que o Senhor Deus o tinha escolhido e ficou com muita raiva de Davi e queria matá-lo, mas Deus usou Jônatas filho de Saul, amigo de Davi que tinha uma aliança com ele, para livra-lo da morte. Deus também tem um plano para a nossa vida, pois somos escolhidos de Deus para vencer como Davi, na força do Senhor. Mesmo quando as pessoas nos perseguem ou nos desprezam, devemos acreditar no plano de Deus para nós, não devemos temer os gigantes, mas vencê-los em nome de JESUS.
12- Atividade: Alguém é sorteado para ser a mãe ou o pai. O escolhido coloca-se num certo ponto ― de chegada ― com os olhos fechados, dando as costas para os demais participantes, distanciados alguns metros, em coluna. Ocorre então o diálogo:― Mamãe (ou papai), posso ir?― Pode.― Quantos passos?― Dois, de canguru.A criança dá dois passos pulando como um canguru. A brincadeira continua com a mãe sugerindo vários bichos: formiga, quando serão dados passos pequenos; caranguejo, o passo será dado para trás, de costas; e outros. Cada bicho deve ser imitado. O término da brincadeira se dá quando uma criança consegue chegar ao local onde está colocada a mãe, tomando o seu lugar. Assim como Davi o escolhido de Deus faz obedece a Deus em tudo.
13- Comunhão / Encerramento
Davi é ungido - Atividades e Desenhos
Davi e Golias - Atividades e Desenhos
DAvi e Jônatas - Atividades e Desenhos
Davi é ungido - Atividades e Desenhos
Davi e Golias - Atividades e Desenhos
DAvi e Jônatas - Atividades e Desenhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário