Data: 17/02/13
Título: Roboão - “O Reino dividido"
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Líder não esqueça de ensinar sua criança a ofertar, ela crescerá sabendo que o seu direito de prosperar não será roubado por Satanás.
4- Pedidos de Oração: Líder use o caderno de oração, leia com as crianças os pedidos do mês passado, para que vejam os pedidos que já foram respondidos e ore com as crianças agradecendo e pelos pedidos da célula desta semana.
5- Revisão da lição anterior: “O Rei Salomão” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Ensinar as crianças que nós, os cristãos, temos que tomar cuidado com as nossas amizades, pois elas determinam o nosso relacionamento com Deus.
7-Quebra-Gelo: Um amigo seu já mandou você fazer algo errado? O quê?
8- Versículo para Memorizar: “Não se enganem: “As más companhias estragam os bons costumes.” 1 Coríntios 15.33 (Maus amigos pode nos levar a fazer coisas erradas, fuja deles!)
9- Referência Bíblica: Reis 11 e 12
10-Mensagem: O rei Salomão, filho de Davi, amou muitas mulheres estrangeiras e casou-se com elas, mesmo sabendo que o SENHOR Deus havia ordenado aos israelitas que não se casassem com mulheres estrangeiras, porque elas fariam com que os corações deles se voltassem para outros deuses. Salomão não foi fiel ao SENHOR como seu pai, havia sido. Também construiu lugares de adoração, onde todas as suas mulheres estrangeiras queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus próprios deuses. O SENHOR havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse outros deuses. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao SENHOR. Por isso, o SENHOR ficou muito irado com Salomão e disse: — Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. Houve um homem chamado Jeroboão que se virou contra o rei Salomão. Jeroboão era oficial de Salomão. Um dia, Jeroboão saiu de Jerusalém em viagem, e o profeta Aías, se encontrou com ele sozinho na estrada, no meio do campo. Então Aías tirou a capa nova que estava usando, cortou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: — Fique com dez pedaços porque o SENHOR, o Deus de Israel, está lhe dizendo o seguinte: “Eu vou arrancar o reino da mão de Salomão e vou dar dez tribos a você. Por causa disso, Salomão tentou matar Jeroboão, mas ele fugiu para o Egito. Salomão governou quarenta anos em Jerusalém como rei de todo o povo de Israel. Salomão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, e o seu filho Roboão ficou no lugar dele como rei. Roboão, filho de Salomão, foi até Siquém, onde todo o povo de Israel se havia reunido para fazê-lo rei. Jeroboão, que havia fugido do rei Salomão e ido para o Egito, soube disso e voltou de lá. O povo das tribos do Norte mandou buscá-lo, e foram todos juntos falar com Roboão. Eles disseram: — Salomão, o seu pai, nos tratou com dureza e nos fez carregar cargas pesadas. Se o senhor tornar essas cargas mais leves e a nossa vida mais fácil, nós seremos seus servidores. Roboão respondeu: — Voltem daqui a três dias, e aí eu darei a minha resposta. Então eles foram embora. Três dias depois, Jeroboão e todo o povo foram falar de novo com o rei Roboão, como ele havia mandado. O rei desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo. Ele disse: — O meu pai fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias. Assim o rei Roboão não atendeu o povo. O SENHOR Deus fez com que isso acontecesse para confirmar aquilo que ele, por meio do profeta Aías, tinha dito a Jeroboão, que mais tarde governou as dez tribos de Israel.
11- Aplicação: Salomão no começo do seu reinado foi um homem que queria agradar a Deus e ajudar o seu povo, mas depois que ele se envolveu com mulheres de outros povos, que adoravam outros deuses, ele se afastou do Senhor. Conosco acontece o mesmo, quando estamos perto de pessoas que servem a Deus, ficamos cada vez mais perto d’Ele, mas quando nossos amigos não conhecem a Deus, nos afastamos de d’Ele. Por isso, sempre ande com pessoas que edificam sua vida, que te fazem uma pessoa mais parecida com Jesus!
12- Atividade: Material: papel e lápis suficiente para todos os participantes.
Sentados em círculo, cada um recebe uma folha e um lápis; escreve o nome e faz um desenho que represente a si mesmo. Passar o desenho ao colega do lado direito, pedir que acrescente uma coisa ao desenho, passar novamente para a direita, repetir o processo umas duas ou três vezes. Devolver o desenho ao dono. Ensinar as crianças que Deus nos fez de uma forma, mas que a cada dia, pessoas nos influenciam e nos fazem diferentes, mas temos que buscar direção de Deus para sermos da forma que ele deseja.
13- Comunhão / Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário